sábado, 6 de dezembro de 2008

MAPFRE utilizará nanotecnologia para proteger os veículos de seus segurados


Micro-partículas de poliéster, contendo informações como o número do chassi do carro ou da moto, são aplicadas nas peças dos veículos para reduzir o índice de roubo. A aplicação é rápida e tem custo zero para o usuário.

A MAPFRE será a primeira seguradora do País a oferecer a seus segurados o DataDot, um sistema anti-furto baseado em nanotecnologia que pode ser aplicado em até três mil pontos diferentes do carro, incluindo carroceria, motor, suspensão, etc. A tecnologia avançada é composta por micro-partículas de poliéster, gravadas a laser (aplicado por spray sobre as peças), contendo informações sobre o veículo e suas características, tais como o número do chassi ou
outros dados relevantes para sua identificação pela polícia.

Esta tecnologia, utilizada em países como, Austrália, EUA, Inglaterra, África do Sul e China, entre outros, já reduziu em mais de 60% o número de sinistros por roubo. O processo de aplicação é simples e leva em torno de 10 minutos para ser realizado. Invisível a olho nu, os dados são identificados somente com o auxílio de uma lupa e na presença de uma lâmpada especial de luz negra.

A adoção do sistema por parte da MAPFRE irá beneficiar todos os proprietários de veículos do País e não apenas seus clientes. Isso porque, ao contrário de outros sistemas de registro, o DataDot grava os dados em todas as peças do carro, dificultando o comércio das mesmas nos desmanches ilegais, já que permite à polícia identificar a procedência do item.

Na opinião do vice-presidente da área de Automóveis da MAPFRE Seguros, Jabis de Mendonça Alexandre, o fato dos dados gravados serem invioláveis e estarem em praticamente todos os componentes dos carros ou motos, torna praticamente impossível a remoção completa da vacina por parte dos criminosos.

Mesmo que seja lixado e repintado, outras partes do veículo ainda conterão as micro-partículas, possibilitando sua identificação.
Ainda segundo o executivo, um banco de dados atualizado pela internet, contendo as informações de cada equipamento, permite a rastreabilidade dos dados em nível mundial explica.

No Brasil, o DataDot foi aprovado pelo CESVI (Centro de Experimentação em Segurança Viária), que atestou o produto segundo critérios de durabilidade, resistência, temperatura, intempéries e verificação de identidade.

Fonte:
"A Autoria ou Fonte deste artigo é"..... : Lenon Hymalaia - Luciano Zafalon

Nenhum comentário: