sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Barulhinho nada bom no carro

Estalos e rangidos tendem a sinalizar problemas na suspensão do carro
Está tudo bem com o carro e de repente surge um ruído que não dá para saber de onde vem. A motorista fica intrigada, pergunta se mais alguém está ouvindo, fecha as janelas, apura os ouvidos, procura o foco do problema até que resolve ir a uma oficina. Chega então a hora de se esforçar nas onomatopéias: “Está fazendo assim: tec, tec, tec”.
Os carros têm uma grande capacidade de produzir ruídos irritantes, alguns mais corriqueiros do que outros. Um dos mais comuns é o caso de problemas na suspensão. A suspensão, sistema responsável pelo conforto e estabilidade do veículo, pode gerar vários barulhinhos, desde de estalos (tec, tec, tec) até rangidos (inheec) vindos da bucha de bandeja, ou balança, danificada.
A bandeja é a peça que conecta a roda ao chassis. Ela é um subconjunto da suspensão e deve trabalhar em harmonia com os outros componentes do sistema. É formada por uma estrutura, forjada ou fundida, pivô e buchas, as borrachas por onde passam os parafusos que fixam a bandeja.


Buchas devem ser checadas na hora do alinhamento
“As buchas fazem esses ruídos quando estão folgadas, rompidas, com o tubo interno solto ou com as faces desgastadas. A solução para o problema é trocá-las por novas”, ensina o consultor técnico da Disbarra Distribuidora de Veículos, no Rio de Janeiro, Renato Mello. Ele recomenda alinhamento a cada 10 mil quilômetros e balanceamento a cada cinco mil quilômetros rodados. Ao fazer esses procedimentos, deve-se checar também o estado das buchas. Problemas com elas podem causar instabilidade e desgaste irregular dos pneus.

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