sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tanque de gasolina na reserva acumula resíduos

Sujeira entope filtros e prejudica o desempenho do carro
Foi-se o tempo em que a gasolina era barata. Devido ao alto preço dos combustíveis, poucos motoristas têm condições financeiras para andar sempre com o tanque cheio. Mas rodar na reserva pode acabar saindo caro em razão das impurezas que se acumulam no fundo do tanque entupindo os filtros dos carros mais antigos e superaquecendo a bomba de combustível dos automóveis com injeção eletrônica.
O depósito de sujeira que se forma no fundo de um tanque vazio fica mais concentrado e é sugado pelo sistema de alimentação. Essa “borra” entope mangueiras, bombas de combustível e bicos injetores prejudicando o motor, que com o tempo passa a consumir mais e a desenvolver menos.


Automóveis com carburador são os mais prejudicados
Os automóveis equipados com carburador são os mais suscetíveis. É o caso do jipe Lada Niva 94 do jornalista Eduardo Biaia, que admite um certo desleixo na manutenção do seu carro. “Tive que trocar os filtros de combustível e de ar que estavam sujos. Depois, fui rebocado por causa da sujeira no carburador”, diz. Nos carros com carburador, os filtros absorvem menos resíduos e o sistema de respiro do reservatório se deteriora com o passar dos anos facilitando a entrada de poeira, areia e outras impurezas no tanque.
Injeção eletrônica diminui risco de entupimento
O risco de entupimento por sujeira é menor nos carros equipados com sistema de injeção eletrônica. Neles, o problema ataca a bomba de combustível dentro do tanque, que ao não ser bem refrigerada acaba queimando. Quando essa bomba, que é elétrica, opera dentro de um tanque quase vazio aquece demais e sua vida útil, que normalmente é de 100 mil quilômetros, é reduzida.
Uma coisa é certa: não importa se o modelo do veículo é novo ou antigo, não há motor que agüente à corrosão causada por combustível adulterado. Postos de bandeiras desconhecidas ou com preço muito abaixo do mercado devem ser evitados. Além de passar longe de gasolina de origem duvidosa, é fundamental manter o motor regulado, com a agenda de revisões e trocas de filtros em dia

Nenhum comentário: